terça-feira, 11 de março de 2008

A Volta de Tomé de Souza ?


Bem-vindos,

é um absurdo que em um país como o nosso de origem indígena ainda tenha que se deparar com imagens e problemas tão antigos quanto o período colonial ! A foto aqui postada demonstra a truculência da ação da tropa de choque da polícia militar do Amazonas .

O acontecimento se resume em uma ocupação realizada por indios de diversas etnias nas terras do engenheiro civil Mitishu Inoue, que entrou com o pedido de reintegração de posse. Solicitação esta, que foi concedida pela Justiça . O que chamou a atenção foi a brutalidade e o desrespeito dos militares com os "invasores" indígenas .

Formas pacificas foram as primeiras opções do governo diante desta situação , já as segundas , colocadas em prática , deixariam Tomé de Souza enciumado .

Muitos foram detidos e levados a procuradoria da Funai , vale lembrar que existiu resistência dos ocupantes com conseqüências aos guerreiros da justiça. Acredito que negar terra aos "verdadeiros" donos delas é uma atitude embaraçosa para qualquer brasileiro que conheça a fundo suas origens .

Ps: Tomé de Souza foi o primeiro governador-geral do Brasil, que recebeu do rei a missão de combater os indígenas rebeldes, aumentar a produção agrícola no Brasil, defender o território e procurar jazidas de ouro e prata.

terça-feira, 4 de março de 2008

¿ Os abutres também vão para o céu !

Começarei hoje com uma pergunta frente a uma frustrante experiência : O que é o amadurecer ?
Alguns definem que é a sabedoria ao utilizar das grandes responsabilidades que foram adquiridas em favor das novas experiências que ainda serão vividas ... outros dizem que é uma tradicional tendência da natureza ao envelhecer ... ambas precisam de tempo .... mas quanto ?

Ao usufruirmos das conclusões em que chegamos diante de um breve aprendizado é perceptível o brotamento de sentimentos que, mesmo talvez tidos como ruins fazem parte da nossa história, e na maioria das vezes nos ensinam com a mais dura realidade : a verdade

Enxergar que o passado é mais presente em nossas atitudes é um fato ...e que a índole, o caráter e personalidade não depende só de nós, também ! ...

Metaforicamente classifico aqui uma realidade de personalidade ... a pior possível ...

Os Coragyps atratus vivem em pequenos grupos, ou solitários ( o mais provável) , mas que se concentram em grande número a enormes altitudes, vasculhando os céus em busca de carniça. Alimentam-se basicamente de carniça que encontram em praias, aterros sanitários e ao longo das estradas. Também atacam filhotes de tartarugas-marinhas e de aves, como também cordeiros recém-nascidos (especialidade de alguns) . São imunes às bactérias e toxinas ( se acostumaram com o ruim) vinda da decomposição da carne que ingerem, constituindo um dos sistemas imunológicos mais eficientes do reino animal (um animal pouco racional .. acredite !). Fazem seus ninhos em rochedos, e em precipícios isolados, como também em algumas ilhas próximas da costa. Têm em média dois filhotes que são inteiramente brancos e são alimentados durante cinco meses, por seus pais ( e acabam se tornando iguais ou pior que estes ....)

"Não culpe um rouxinol por parir um abutre ... sabemos que isso é comum na natureza ... "